mini curso

MINICURSO: Cartografias Possíveis: Social & Hibrida

Evento

https://laboter.iesa.ufg.br/n/101034-minicurso-cartografias-possiveis-social-hibrida

: Laboratório de Informática do IESA

: 10 a 18 de Novembro 2017

MINICURSO: Cartografias Possíveis: Social & Hibrida
Docentes: Alex Mota dos Santos e Fabrizia Gioppo Nunes
Datas: 10 e 11 de novembro / 17 e 18 de novembro 
Valor: R$ 25,00
Inscrições: No Laboter - Lara (sala B 18 / IESA)
Vagas: 16 Vagas
Horário: Sextas: 18 às 21:30
              Sábados: 8:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00
Objetivo do minicurso: Proporcionar técnicas da Cartografia Social e Hibrida, como um instrumento de apoio as reflexões teórico-metodológicas, sobre os saberes culturais e identidades coletivas de povos e comunidades tradicionais.
 
Conteúdo Programático: História da Cartografia; Simbologias da Linguagem Cartográfica (Signos); Cartografia Social das Comunidade Vulneráveis; Mapa Social X Mapa Tradicional; Quem são os Atores do Mapeamento; Território e Gerador de Identidades; Auto Cartografia / Mapas Mentais; Cartografia Cultural Colaborativa; Cartografia dos Sentidos e; Cartografia Hibrida apoiada nas Ferramentas GoConqr, QGis e de instrumento periférico - GPS.  
Sistemática Metodológica: A partir de temas geradores, as técnicas de elaboração dos produtos cartográficos levarão em conta as modalidades de autodefinição, dos diferentes povos e comunidades tradicionais. Será avaliada as experiências anteriores de inúmeras comunidades tradicionais, na organização de sua própria memória e de seus conhecimentos intrínsecos, individuais e coletivos, para a elaboração de mapas mentais e híbridos. Assim, a afirmação identitária de cada indivíduo e da comunidade, articularão como critérios de base a serem considerados, na representação dos espaços simbólicos e afetivos.
 
Materiais a serem portados pelo aluno: cartolinas (2 folhas / branca), papel sulfite (4 folhas), lápis de cor, canetinhas para colorir.