Weby shortcut

Sobre IESA

Atualizado em 07/05/18 12:01.

Sobre o IESA

O Instituto de Estudos Sócio-Ambientais ( IESA) surgiu como Unidade de Ensino da UFG no final de 1996, em conseqüência do desmembramento do então Departamento de Geografia do Instituto de Química e Geociências (IQG). Esta separação possibilitou a autonomia administrativa e acadêmica do curso de Geografia, permitindo que esta área de conhecimento desse um salto qualitativo, principalmente nas suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

Como o próprio nome indica, o IESA pretende ampliar seu campo de atividade, originalmente restrita à área de Geografia. Meio Ambiente e Turismo são duas áreas em que já vêm sendo desenvolvidas atividades de pesquisa. Mas o maior volume das atividades acadêmicas do Instituto ainda continua centrado na área já bem consolidada da Geografia.

 

O Curso de Graduação em Geografia foi criado há mais de 30 anos, ainda na antiga Faculdade de Ciências Humanas e Letras. Atualmente é ministrado em duas modalidade ou habilitações, a Licenciatura e o Bacharelado, com uma duração mínima de 4 anos. O Tronco Comum corresponde aos três primeiros anos ou séries e cada modalidade pode ser complementada em mais um ano. As duas modalidades podem ser cursadas sucessivamente.

 

O Curso de Geografia atende a cerca de 265 alunos, distribuídos em cinco séries, o que dá uma média de 53 alunos por série. O número de vagas oferecido no Vestibular é de 60 a cada ano. O número de graduados tem ficado em torno de 50 nos últimos anos (56 em 1997), incluindo as duas habilitações, o que evidencia uma evasão pouco significativa, em termos estatísticos.

 

O curso de Bacharelado em Ciências Ambientais foi instituído pela Resolução CONSUNI nº 06/2008 com o nome de Ciências Geoambientais e, posteriormente, alterado para Ciências Ambientais pela Resolução CONSUNI nº 12/2012. Seu objetivo geral  é formar profissionais devidamente habilitados a desenvolver atividades de pesquisa e de aplicação técnica, nos campos gerais e específicos da ciência ambiental, garantindo sua autonomia científica, técnica e profissional.  O curso tem modalidade presencial, funcionando no período diurno, e oferece 50 vagas por processo seletivo. A carga horária mínima do curso é de 3.316 h (três mil trezentos e dezesseis horas) e o período mínimo de integralização do mesmo é de 6 (seis) e, no máximo, 14 (quatorze) semestres.

 
Listar Todas Voltar